sexta-feira, 28 de maio de 2010

TDAH com Marília Gabriela


No dia 9 de maio, com a exibição do “Marília Gabriela Entrevista” com o Dr. Paulo Mattos, o GNT atingiu o primeiro lugar em audiência da TV por assinatura em seu horário, entre as mulheres com mais de 25 anos. No total de indivíduos, o canal ficou com a 2ª colocação no ranking (*).

O médico entrevistado coordena o grupo de estudos de Déficit de Atenção (DDA) na UFRJ e esclareceu dúvidas sobre a doença que atualmente é denominada Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). De acordo com o especialista, o transtorno não é fruto da vida atribulada e do excesso de informação: já era descrito na medicina no século XIX, porém com outras nomenclaturas, e é mais comum do que se imagina.  Explica, ainda, que as crianças com TDAH são agitadas ou inquietas e manifestam os primeiros sintomas na pré-escola. Com forte componente genético, a doença atinge 5% da população e pode persistir na vida adulta e na terceira idade.
Marília Gabriela, que não conhecia o assunto em detalhes, fez as perguntas que todos têm curiosidade em saber. Dificuldades em manter a atenção, desorganização e hiperatividade são os sintomas mais comuns do TDAH. Gabi comenta, brincando: “Então todos nós temos essa doença!” O médico esclarece que para ser diagnosticado com o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade o paciente precisa apresentar um conjunto de sintomas, e que, além disso, as atividades da vida cotidiana devem estar prejudicadas. “Existe uma lista com 18 sintomas que caracterizam o problema. Se o paciente apresenta um grande número destes sintomas e um histórico de inquietação, podemos dizer que é TDAH”, conclui o especialista.

*Fonte: Ibope Media Workstation 8 mercados. Análise Minuto a Minuto (ranking). Total de Indivíduos e MM 25+ ABCDE com pay TV (8 mercados). Período: 09/05/10. Variável: rat%. Horário: 22h02 às 23h03.

Nenhum comentário:

Postar um comentário