terça-feira, 20 de abril de 2010

TDAH? TDA? Dislexia? ou apenas "Criança"!

Você já teve ter ouvido isso em algum lugar desse pequeno mundo:  "Acho que meu filho tem TDAH!!" A professora disse que meu filho tem "deficit" de atenção" Me chamaram na escola porque meu filho não para quieto e acham que ele é hiperativo", "Meu filho é dislexo!".

As vezes tenho a impressão que as mães buscam nessas palavras, um descanso por uma busca por respostas. Como se o primeiro diagnóstico já fosse a solução para os seus problemas. Porque é muito mais fácil ter um diagnóstico de Dislexia, por exemplo, do que enfrentar um árduo caminho de pesquisas, consultas com oftalmologistas, fonoaudiólogos, psicólogos e até familiar, em busca de uma hereditariedade.


Mas o que assusta nisso tudo é a forma como banalizaram o assunto. Hoje em dia, na pressa de se resolver tudo ao mesmo tempo, estamos esquecendo de que crianças  são crianças....algumas mais ativas, outras menos, algumas mais tímidas outras mais e que viver no "mundo da lua",as vezes, faz parte desse mundo mágico que é ser criança!
Mas, queremos entender tudo, queremos resolver, tirar da frente mais esse "problema" e vamos levando nossos filhos a mesmice dos diagnósticos apressados, a vaidade extrema do rótulo,as vezes, na busca "enlouquecida" dos pais acharem que seu filho é "diferente". 


Eu queria compartilhar com vocês essa "bronca" que eu tenho desses tipos de pessoas que além de rotular os próprios filhos, ainda querem rotular o SEU!


Eu tenho uma longa história nesse assunto, e aos poucos vou "desabafando" aqui no meu BLOG. 
Porque é muito mais fácil eu aceitar um filho dislexo, que toma remédio e está "medicado" do que aprender a lidar com uma criança distraída, tímida, ativa mas que não carrega o rótulo de dislexia.


Por isso, questiono no próprio nome do BLOG..Meu filho não é dislexo, e AGORA? 
É isso que quero ouvir! Ler, aprender! posso dizer que tmb tenho muito a dizer!
Por isso, vamos lá!
Não desisto nunca de ter um filho FELIZ!

Um comentário:

  1. Olá! Vim convida - la a conhecer meu blog, onde estou sorteando, nesta semana do livro, 2 livros sobre o assunto TDAH.
    Bjs,
    Mãe do Theo
    http://www.docerotinamaterna.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir